terça-feira, 13 de abril de 2010

Bebê prematuro



Bebê prematuro: cuidados especiais e muito carinho

Existem gestantes que, por apresentarem problemas durante a gravidez - como pressão alta, infecção urinária ou diabetes, por exemplo - são informadas de que seu filho poderá nascer prematuramente. Outras, ao carregarem gêmeos no ventre, acabam tendo o parto antecipado pelo sobreesforço de seu organismo. E muitas são pegas de surpresa. Mas todas as mães de prematuros sofrem a frustração de não poder levar seu bebê para casa, vê-lo na incubadora na UTI Neonatal - muitas vezes, por meses -, e não amamentá-lo logo no peito.
Quando isso acontece, segundo o neonatologista e diretor da Clínica Perinatal, Manoel de Carvalho, o carinho e o leite materno são fundamentais. Mas lembre-se de que pode demorar um pouco até o neném mamar. Até lá, você deve tirar seu leite para alimentá-lo com a quantidade determinada pelo médico, estar sempre por perto do pequeno, dizer quanto o ama e contar sobre tudo de bom que o espera fora da maternidade. E nada de choro! Passe sempre energia positiva!
Não fique tensa se, nesse período, a quantidade de seu leite diminuir. Isso pode acontecer. Afinal, o que estimula a produção é a sucção do bebê. Mas o tempo vai se encarregar disso. À medida que o neném cresce, a tendência é que ele consiga sugar normalmente. E a produção de seu leite volta ao normal.
Por ser prematuro, o bebê estará mais exposto a complicações que podem levar a dificuldades no desenvolvimento. Ou alguns tipos de doença - como as do aparelho respiratório. Por isso, é importantíssimo ter a seu lado um pediatra que dissipe todas as dúvidas e acompanhe seu filho passo a passo.
Sobrevivência
Se a grávida estiver na 28ª semana de gestação e o bebê apresentar maturidade razoável dos pulmões, boas funções metabólicas e condições gerais satisfatórias há grandes chances para o prematuro. Mas, como no caso de Artur, o avanço da ciência já dá boas chances de sobrevivência aos que nascem com 24 ou 25 semanas de gestação, o chamado "limite de viabilidade".
Logo após o parto
O bebê prematuro vai para a UTI Neonatal, onde uma equipe de profissionais (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogos) e uma série de equipamentos de última geração serão importantes para o seu desenvolvimento. Ele ficará na incubadora, responsável por manter seu corpo aquecido como no útero materno. Alguns procedimentos que normalmente ocorrem na UTI Neonatal: uso de respirador artificial, alimentação através de sonda, monitoração cardiorrespiratória e da pressão sangüínea, utilização de um sensor de temperatura, medição contínua do oxigênio do sangue do bebê através do oxímetro de pulso, entre outros.
Hora de ir embora
Se não ocorrerem complicações na UTI e, lá pela 34ª semana, ele atingir em torno de 2 a 2,2 quilos, conseguir sugar toda a dieta, não estiver dependente de oxigênio, respirando sem dificuldade e há uma semana sem apnéias(paradas respiratórias), poderá ter alta.
Restrinja as visitas
Não permita que pessoas com resfriados ou gripes visitem o seu bebê. O prematuro será mais sensível a estímulos, por isso nada de muitas visitas ao mesmo tempo - nem períodos longos de permanência - para evitar o barulho excessivo. E nem pensar em cheiro de cigarro perto do seu bebê.
Na hora de passear
Evite: sair de casa para ambientes fechados nos primeiros três meses após a alta da UTI Neonatal; ir a locais muito cheios, onde pode haver pessoas resfriadas ou com outras doenças; e passeios demorados.
http://oglobo.globo.com/saude/maternidade/mat/2006/12/01/286863461.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário