sábado, 10 de abril de 2010

 A hora certa de tirar as fraldas do bebê: saiba quando e como fazer isso
Quando tirar as fraldas do bebê

A retirada acontece aos poucos. A pressa pode até ter sérias conseqüências: incontinência urinária ou prisão de ventre.


Não adianta se apressar para tirar as fraldas do bebê. "Respeitar o ritmo da criança é o mais importante", afirma a pediatra Noemia Goldraich, do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. As crianças apresentam variações no controle do xixi e cocô, que depende de maturidade física e psicológica.

Hora certa

- Se você optar pelo penico, deixe que seu filho escolha o modelo. Assim, ele vai se familiarizando aos poucos.

- Estimule a criança a sentar no penico, ou no vaso (desde que com o adaptador para assento), ainda com roupas.

- Leve a fralda suja até o penico ou vaso sanitário, ensinando-a que é para isso que eles servem.

- Se ela faz cocô no mesmo horário, deixe-a sem fralda nesse período. Quando demonstrar vontade, sugira o penico ou a privada.

- Elogie, mas sem exagero. Se ela falhar, não insista.

Nada de dar bronca se o filho que já deixou as fraldas fizer xixi na calça ou na cama. "Acidentes são normais até os 5, 6 anos. Às vezes a criança bebeu muito líquido ou ficou concentrada numa brincadeira e simplesmente esqueceu", diz a pediatra Luciana Monte, do Instituto da Criança, de São Paulo. Caso seja necessário, interrompa o treinamento e comece outra vez. Se virar motivo de briga, a retirada da fralda pode ser associada a castigo. Em vez de brigar, é melhor buscar a causa do retrocesso, pois seu filho pode estar só querendo chamar a atenção. Por isso, vá com calma. "Se a retirada das fraldas for precoce ou traumática, as conseqüências são sérias, tais como incontinência urinária, prisão de ventre e até infecções", alerta a pediatra.

Passo-a-passo

Quando começar a retirada das fraldas? Após os 2 anos, e o processo pode levar até três meses, garantem os especialistas. "O controle noturno, em geral, ocorre de seis meses a um ano após o diurno", informa Noemia. O ideal é que a criança já saiba andar, falar, sentar-se por cinco minutos, tirar a roupa e compreender ordens", diz a pediatra. Outro ponto fundamental é o acordo entre pais e escola. A retirada das fraldas não tem pausa para o fim de semana. A criança deve ser orientada da mesma forma para não se confundir.


Entenda por que há o momento certo para tirar a fralda do seu filho e confira 4 dicas de como ajudá-lo nesse processo




Você ainda está pensando em tirar as fraldas do seu filho de dois anos? Para algumas famílias norte-americanas que colocam bebês com menos de 1 ano sentados no vaso sanitário, você está atrasado. Lá, coerente com o modo de viver competitivo da sociedade, quanto mais cedo a criança aprender a usar o toalete, melhor. Com isso, os bebês se livram das fraldas enquanto ensaiam os primeiros passos. O médico Barton D. Schmitt publicou um estudo mostrando que 50% dos bebês no mundo aprendem a usar o banheiro antes de completar 1 ano. Aqui no Brasil, ainda bem, não temos iniciativas parecidas.
Para os médicos brasileiros uma criança com menos de 1 ano e meio não tem nem maturidade fisiológica nem psicológica para sair das fraldas. Adiantar esse treinamento não traz benefício algum para o bebê. "Você pode até condicioná-lo a usar o toalete, mas não significa que ele entenda o que está fazendo", afirma o pediatra Roberto Bittar. Quem sai das fraldas antes do tempo pode apresentar desde problemas orgânicos, como fazer cocô na roupa ou em lugar inapropriado (encoprese), até emocionais, como baixa auto-estima. "Nessa idade, a criança está muito vulnerável à percepção externa sobre a própria imagem. Imagine se ela está sem fralda, porque a tiraram antes do tempo, e faz xixi na roupa? Vai ser motivo de vergonha e constrangimento. Podendo até gerar bloqueios emocionais sérios", diz a pediatra Maria do Carmo Barros de Melo. Por isso, o melhor é respeitar o desenvolvimento do seu filho e ter paciência nesse processo.
Não se precipite. "Só comece o treinamento do seu filho se você perceber que ele está maduro. Assim, o aprendizado tem mais chances de acontecer com tranqüilidade, apesar das trovoadas", diz a pediatra Gelsomina Colaruso Bosco. Como saber se chegou a hora? As crianças costumam deixar a fralda do dia, em média, a partir dos 2 anos e meio. Na prática, seu filho dá sinais de que está pronto se demonstra desconforto ao sujar a fralda ou avisa quando fez xixi ou cocô. Se esse tempo não for respeitado, corre-se o risco de enfrentar quilos de roupas molhadas na lavanderia por meses a fio.




Dicas

1 – Observe
A criança que já sabe andar bem equilibrada e consegue identificar objetos começa a dar sinais de que chegou a hora. Outro sinal é quando ela demonstra incômodo com o uso da fralda. Isso costuma acontecer a partir de 1 ano e meio, e o treinamento pode ser iniciado. Ela vai aprender a controlar a saída de xixi e cocô em pouco tempo.
Dica: inicie o processo no verão porque a criança transpira mais, faz menos xixi e não veste tanta roupa como no inverno.

2 – O que é o que é?
Conhecer os nomes dos objetos, como banheiro e papel higiênico, e explorar o ambiente facilita a vida de quem começou a dar os primeiros passos rumo a uma vida sem fraldas. Ensine tudo: sentar no vaso, puxar a descarga, lavar as mãos. Esse período de reconhecimento dura, em média, dois meses.
Dica: deixe que ela escolha o vaso (com o redutor), como os pais fazem, ou o penico, que deve ficar sempre no banheiro.

3 – Treinamento diário
O treinamento vai exigir muita paciência e determinação dos pais e de quem mais cuidar da criança. Ensine-a chamar alguém sempre que precisar ir ao toalete, deixe que fique sentada no vaso se tiver vontade. Nunca obrigue nem tenha pressa. Respire fundo e tente outras vezes no mesmo dia. E jamais brigue se não der certo.
Dica: abra a torneira, massageie a barriga e diga que finalmente ela vai ser “gente grande”. Esse argumento funciona bem.

4 – Enfim, a retirada
Quando a criança já consegue dizer quando tem vontade de ir ao banheiro, a fralda da manhã pode ser retirada. Comece o treino para a noite. Se for preciso, acorde-a durante a noite para que a cama não fique molhada. Até 4 anos, a maioria das crianças abandona as fraldas. O tempo dessa independência pode variar de acordo com o histórico familiar, o tempo de dedicação ao treinamento e o desenvolvimento fisiológico (controle do esfíncter) e emocional da criança. Se persistir, peça a avaliação de um especialista, como o urologista ou nefrologista.
Dica: paciência, paciência e mais paciência.





Problemas e soluções na retirada das fraldas


O que fazer se...

...o xixi escapa na cama?

Se estiver na fase da retirada noturna, diminua a ingestão de água da criança a partir das 17 horas, leve-a ao banheiro antes de deitar-se e uma vez na madrugada. Se as fraldas já foram excluídas do dia-a-dia dela, pode ser um alerta para problemas fisiológicos ou emocionais, como mudanças na rotina. Converse com o pediatra, mas não volte a colocar fraldas.

... a privada vira um monstro?
Algumas crianças sentem nojo, outras têm medo do vaso sanitário. Acompanhe seu filho ao banheiro e fique por perto, explique que é lá que tudo precisa ser feito. Se o banheiro é um local de discussão, porque os pais obrigam a criança a usá-lo, ela certamente vai sentir medo e preferir fazer em um local mais tranqüilo, como na sala.

... o menino não quer usar o banheiro?
Em vez de insistir para que faça xixi em pé, veja se ele se sente mais confortável sentado. Não é só menina que senta no banheiro. Não brinque sobre esse assunto. Também é importante a ajuda do pai, afinal, a criança tende a seguir um modelo, e nada melhor – e seguro – do que a figura paterna.

... a volta às aulas significa volta às fraldas?
Pode ser que sim. Fale com a professora. As escolas costumam dar orientação para ajudar nessa transição. De qualquer maneira, seu filho vai se acostumar ao novo ambiente e fazer como os colegas de sala. As "escapadas" são passageiras e devem ser tratadas com naturalidade.
http://revistacrescer.globo.com/Revista/Crescer/0,,10441,00.html

Para ajudar nessa fase...



 

  





Nenhum comentário:

Postar um comentário