domingo, 11 de abril de 2010

Vida saudável com diabetes


Exercícios regulares são importantíssimos para a administração de ambas as diabetes, tipo 1 e tipo 2. O exercício aumenta a sensibilidade da insulina na célula, e ajuda a reduzir a dose de insulina ou medicamentos orais. Diminui o risco de doença cardiovascular, de longe uma das maiores responsáveis por mortes em diabéticos. Queima calorias, o que ajuda no controle de peso. Tem ainda um efeito anti-depressivo, eleva o ânimo, o que aumenta a auto estima, e ajuda emocionalmente a encarar a doença.

Mas o exercício pode também aumentar o risco de hipoglicemia, agravar a acidose cetônica, e pode causar sangramento dentro dos olhos, naqueles com retinopatia proliferativa. Logo, os diabéticos devem praticar exercícios regularmente, e principalmente cuidadosamente.

Toda pessoa reage de formas diferentes aos exercícios. Apesar da necessidade de se exercitar, não há regras iguais para todos. Não podemos generalizar. Por isso é importante fazer o teste de glicose freqüentemente. Você se sentirá bem, e terá conhecimento da sua reação a determinado exercício. É um processo de tentiva e erro, e pode algumas vezes ser frustrante. Mas não leva muito tempo para você entender qual a sua reação à determinada atividade física, e como lidar com sua condição enquanto se exercita. Se tiver dúvidas ou dificuldades, procure seu medico.

Mais Instruções para Ajudá-lo:

Primeiro vá ao seu médico. Toda pessoa pode se exercitar, mas sua condição física e o perfil de sua glicose no sangue podem limitar o regime seguro para você. Seu médico deverá checar:

Hemoglobina Glicosilada. Este teste no sangue permite saber o controle de sua glicose nos últimos 3 meses.

Pressão Sangüínea. Exercícios podem aumentá-la. Se já está alta, você pode precisar de uma medicação e deve observar o esforço exigido durante o exercício.

Pés. Devido à neuropatia, muitos diabéticos perdem a sensibilidade nos pés, e muitas vezes não percebem um corte nos mesmos. Devido às complicações vasculares, muitos diabéticos têm uma má circulação na parte inferior das pernas, o que significa cortes e outros ferimentos de cicatrização lenta e pode transformar em séria infecção.

Visão. Na retinopatia proliferativa anormal, novas e frágeis veias se desenvolvem nos olhos e podem se romper com exercícios de alto impacto. Trate a retinopatia proliferativa antes de começar um programa de exercícios, e tenha seus olhos freqüentemente examinados. Ao menos uma vez por ano.

Sistema Nervoso. Examine sempre a sua neuropatia. Dependendo qual parte do seu corpo foi afetada – membros, coração, trato digestivo, etc. – talvez você tenha que modificar seu programa de exercícios.

Escolha um programa de exercícios que combine com sua condição física. Se você está fora de forma, ficou parada (o) muito tempo, comece com algo que não exija muito – por exemplo, caminhadas vagarosas. Se sua condição física é razoável, mas tem um histórico de retinopatia proliferativa, não deve correr ou jogar basquete. Ao, invés disso, tente algo de baixo impacto, como nadar ou andar de bicicleta. Se não tem muita sensibilidade nos pés, andar, correr e dançar não é recomendável. Mas cuidar do jardim ou nadar é.

Tenha consciência sobre seus pés. Olhe seus pés antes de se exercitar. Se você perceber qualquer sinal de irritação, use um protetor especial que você poderá encontrar em lojas especializadas. Se você perceber algum corte, lave com água e sabão, trate-o, e enrole-o em uma bandagem. Durante o exercício use sapatos e meias confortáveis. Esqueça a moda, conforto é o que importa. Após o exercício verifique novamente. Se você notar que as irritações ou cortes se agravaram, ou se tiver bolhas, telefone para o seu médico.

Se você é diabético tipo 1, teste a sua glicose no sangue 2 vezes antes do exercício. A Associação Americana de Diabetes (ADA), recomenda aos que têm diabetes tipo 1: testar a glicose no sangue 1 hora e depois 30 minutos antes de se exercitar. Dois testes permitirão a você notar se a glicose está estável ou em queda. Normalmente, atividades físicas baixam a glicose no sangue porque os músculos a usam durante o exercício.

Para a maioria das pessoas, o nível de glicose antes de se exercitar é de 100 a 250 mg/dl.

Se a sua glicose estiver abaixo de 100mg/dl, ou se está caindo para peso de 100, coma um lanche antes de iniciar o exercício.

Se estiver entre 100 e 150 mg/dl, teste durante o exercício, e se prepare para lanchar para manter a glicose para cima. Para cada hora de exercício planejado, prepare-se para consumir de 10 a 15 gs. de carboidrato: metade de um pão, uma maçã, ½ copo de refrigerante não diet, 7 damascos secos, ou 1 mão cheia de uvas passas.

Glicose entre 151 e 250 é ótimo para um exercício seguro.

Alguns médicos aconselham seus pacientes com diabetes tipo 2 não se exercitarem se o nível da glicose no sangue estiver acima de 200 mg/dl. Em todos os casos é sempre bom ouvir o seu médico antes de iniciar um programa de exercícios.


Não se exercite se...

Você for tipo 1 e o nível da sua glicose estiver acima de 250 mg/dl e você tiver cetona moderada ou alta na urina. Neste caso sua insulina está baixa e seu corpo está transformando a gordura em combustível. Só se exercite se o nível da glicose baixar perto do normal e a cetona baixar sem deixar nenhum vestígio. Se a cetona estiver moderada ou alta, deve-se avisar imediatamente seu médico.

Tanto o diabético tipo 1 como o tipo 2, não deve se exercitar se o nível de glicose no sangue estiver acima de 300mg/dl. Consulte seu médico imediatamente, e derrube este nível antes programar seu exercício.

Se começar uma nova atividade ou aumentar sua intensidade ou duração...teste o nível da sua glicose no sangue a cada 30 minutos durante o exercício, especialmente se tiver diabetes tipo 1. É difícil saber como as novas atividades ou exercícios mais intensos ou extensivos irão agir no nível da glicose. Não se arrisque. Teste a cada ½ hora ou até você sentir como os exercícios afetam no nível da glicose. Tenha sempre lanches com você e prepare-se para comê-los enquanto se exercita. Porém, este conselho não se aplica a quem tem diabetes tipo 2. São raras as experiências que mostram crise de hipoglicemia durante exercícios feitos por pessoas com diabetes tipo 2.

Teste o nível de glicose no sangue diversas vezes após o exercício. Quanto mais ativo for o exercício, mais chances da glicose baixar. O exercício faz com que a glicose seja estocada como glicogenio nos músculos e fígado. Após o exercício, os músculos e o fígado suprem o estoque de glicogenio gasto, tirando a glicose do sangue. Dependendo da intensidade e duração do exercício, o estoque de glicogenio pode levar até 24 horas para ser substituído. Até você entender como o exercício age, faça testes a cada 2 horas após terminá-lo.

Considere testar sua glicose nas horas mais chatas. Se você se exercitar mais do que está habituada, o nível da glicose pode ser afetada durante 24 horas, inclusive durante a madrugada. Para evitar uma hipoglicemia neste horário, faça um teste às 3 horas da madrugada.

Talvez você precise diminuir sua dosagem de insulina ou medicamento oral. O exercício aumenta a sensibilidade da insulina na célula; logo, você necessitará menos insulina para ter glicose nas células. O exercício faz com que a glicose saia do sangue quando os músculos a usam como energia. Finalmente, se compararmos com o descanso, exercícios fazem com que a insulina comece seu efeito e seu pico mais cedo. Você só deve reduzir a insulina ou a medicação oral após consultar seu médico. Com exercícios regulares, muitos diabéticos tipo 2 podem eliminar a insulina ou medicação. Alguns diabéticos tipo 1 podem vir a diminuir a dose de insulina.

Entenda que o exercício pode aumentar a glicose no sangue. Exercícios muito ativos podem estimular o fígado a soltar o glicogenio no sangue como glicose. Se sua glicose já estiver alta, o exercício pode fazer com que ela chegue à zona de perigo. Por isso é tão importante testar antes, durante e depois de se exercitar, até que você crie confiança, sabendo como seu nível de glicose reage.

Planeje se exercitar após comer. O melhor é se exercitar de 1 a 3 horas após a refeição. Deste modo você tem a consumação recente de comida para suprir a glicose que você necessita para se exercitar e suprir o fígado e os músculos com estoques de glicogenio. Exercitar-se também evita a hipoglicemia.

Não se exercite quando a insulina estiver no pico. Quando a insulina está em seu pico, sai uma grande quantidade de glicose do sangue. Se você estiver se exercitando neste período, poderá desenvolver uma séria crise de hipoglicemia. Os músculos quando se exercitam absorvem mais rápido uma quantidade de insulina do que quando em descanso, aumentando o risco de hipoglicemia. O ideal para se exercitar é esperar 1 hora após a aplicação da insulina. Se isto não for possível, aplique em alguma parte do corpo que não será muito exigida. Por exemplo: se você planeja nadar, correr, dançar ou andar de bicicleta, deverá injetar a insulina no abdômen.

Não perca a coragem quando iniciar um programa de exercícios e o mesmo dificultar o controle da glicemia no sangue. Acontece a muitas pessoas. Não se culpe se tiver hipoglicemia. Mantenha os testes, faça os ajustes na dose de insulina ou na medicação oral, continue com os lanches e observe como os exercícios estão lhe afetando. Você conseguirá superar as dificuldades.

Esqueça a intensidade. Se concentre na regularidade. Devagar e sempre é o principio para o bom físico e boa saúde. Exercite-se regularmente. O ideal é diariamente. Não é difícil caminhar 20 minutos todos os dias. Nunca force. Você tem que se sentir confortável. Condutas que levam à exaustão e frustração, fazem com que as pessoas desistam dos exercícios. Devagar e sempre é o lema para prosseguir.

Para evitar danos físicos, aqueça e esfrie o corpo. Alongar ou andar vagarosamente por 10 minutos antes de se exercitar vigorosamente, e andar devagar novamente por 10 minutos ao fim do exercício.

Beba água antes, durante e após o exercício. Os músculos são 75% água, o cérebro 70 %, o sangue, 85 %. Mesmo a menor desidratação interfere com a força, resistência, coordenação e o reflexo. Nancy Clarck, M.S., R.D., diretora de Nutrição em "Sportsmedicine Brookline", perto de Boston, recomenda de 1 a 2 copos de água 15 minutos antes do exercício, freqüentes goles de água durante, e mais água após. Quanto mais quente o tempo, maior a necessidade de hidratação. Mantenha sempre uma garrafa de água por perto. Beba freqüentemente, para não sentir sede. Segundo Nancy Clarck, "quando se conscientizar que está com sede, você já terá tido uma significante desidratação, e a sua concentração, coordenação,resistência, reflexo, já terão sofrido as conseqüências. Beber só quando se está com sede, substitui somente metade do líquido perdido".

Observe a temperatura. O exercício é benéfico, mas também pode estressar o corpo. Temperaturas extremas são estressantes, e as duas juntas não são saudáveis. Procure não se exercitar ao ar livre quando a temperatura estiver acima de 27 graus, especialmente se a umidade for alta. Tente ficar em algum lugar mais fresco. Considere andar em um shopping center.

Não é necessário sentir dor quando se exercitar. Se sentir dor pare o exercício. Não é agradável, e pode trazer sérios riscos de machucar-se.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário